Entre os bordados típicos portugueses, os bordados de Viana do Castelo ocupam lugar de eleição.
Desde criança, que a nossa artesã é uma apaixonada por esta tradição, resolvendo dedicar-se profissionalmente a esta actividade em 1985, velando sobretudo pela qualidade do bordado e pela preservação dos motivos genuínos que tão bem o identificam.
Não se limitado a manter o bordado tradicional, que tão bem representa, procurou fazê-lo evoluir. Para isso foi preciso um grande empenho na procura de novas cores, texturas e composições que se adaptassem ao contexto actual, tendo sempre o cuidado de nunca descaracterizar o bordado tradicional.
Além das exposições, o seu trabalho tem vindo a ser divulgado através da imprensa. Foram já publicadas diversas reportagens em vários jornais e revistas, designadamente: na “Rakam” (revista italiana); na “Handwerken” (revista holandesa); no “Embroidery Designs of the Europe” (livro japonês); nas revistas portuguesas “Arte Ideias”, “Visão” e Revista de Artes e Ofícios “Mãos”; e no semanário “Expresso”.
De facto, a nossa artesã tem ainda dado a conhecer o seu trabalho através das várias exposições realizadas no país e no estrangeiro, colaborando com estilistas e designers nacionais, bem como executando na sua oficina, as toalhas usadas nas recepções do Palácio de Belém.
E a nota mais recente, mas certamente a mais importante, a atribuição pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, do título de “Cidadão de Mérito” a esta nossa artesã pelos relevantes serviços prestados ao artesanato vianense.