CERÂMICA Figurativa de Barcelos
O Figurado de Barcelos é um instrumento da nossa cultura e história, sendo uma forma popular de expressão artística que continua "viva" e se materializa através do barro.
Constituindo um produto artesanal certificado, representa sob diversas formas, figuras vidradas ou pintadas com cor e características únicas.
Peças distintas, que se caracterizam por retratar a sociedade no domínio cultural, religioso, económico e etnográfico.
Os Lenços dos Namorados ou Lenços de Pedidos estão relacionados com os Salões Senhoriais dos séculos XVII-XVIII onde jovens educadas, prendadas, bordavam os seus sentimentos, com talento e rigor, na esperança de encantar os jovens amados a quem destinavam os seus dizeres e sentimentos amorosos. Qualquer rapariga em idade de casar, demonstrava os seus conhecimentos de ponto de cruz apreendidos durante a infância e de acordo com a sua imaginação bordava no lenço símbolos de amor, amizade e fidelidade, oferecendo-o ao pretendido.
Originalmente, estes lenços eram bordados em linho fino e a ponto cruz, na cor vermelha e preta, simétricos e perfeitos, característica de raparigas de uma classe sociocultural instruída.
Na classe social menos instruída também se encontravam estes lenços, contudo com características bem diferentes, bordados em linho, mas também algodão, incluíam quadras com diversos erros ortográficos, pois muitas vezes as raparigas limitavam-se a bordar o que alguém lhes escrevia e por vezes nem tinham aprendido a bordar convenientemente.
Símbolos bordados: A pomba e a silva significavam a união no amor, a mão significava o cumprimento e a chave e dois corações juntos representavam a união dos dois.
Os lenços dos namorados são característicos da região de Vila Verde, Viana do Castelo, Açores chamado de “maroto” e Alentejo.
Há lenços muito sagrados e íntimos que encerram confidências e símbolos próprios bordados pelas respetivas autoras.
Atualmente, este tema inspira estilistas e também a pintura em cerâmica.